Como fazer uma criança desenvolver hábitos saudáveis
A boa alimentação é importantíssima para o desenvolvimento infantil. No entanto, fazer com que os pequenos se alimentem da maneira adequada pode parecer uma missão impossível.
Para ajudar, separamos algumas dicas para incorporar hábitos saudáveis na vida das crianças. Continue a leitura e confira!
Seja você o exemplo, tenha hábitos saudáveis
Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que precisa ser o exemplo. Não adianta conhecer métodos e teorias se você faz tudo ao contrário do que a ensina. Sendo assim, pense em como você pode incluir estes hábitos que sugerimos na rotina de toda a família!
TV, videogame e computador: controle os horários
Atualmente, com a insegurança das ruas, as crianças costumam passar muito tempo em frente às telas de computadores, videogames e televisões. Estas atividades, por envolverem pouco ou nenhum movimento físico, podem ser prejudiciais quando excessivas. Restringir os horários destas atividades pode ajudar na prevenção do sedentarismo.
Estimule a prática de atividades físicas
Ao restringir o tempo dedicado aos eletrônicos – como sugerido anteriormente – a criança poderá ocupar seu tempo com outras formas de entretenimento. O ideal é que seja estimulada a prática de esportes, de preferência algum que ela tenha certa afinidade. Além disso, que tal fazer algumas atividades para fortalecer os laços entre vocês, como andar de patins ou bicicleta, pular corda e passear com o cãozinho?
Não use a comida como moeda de troca
Se a ideia é convencer a criança a comer a salada em troca de uma guloseima, saiba que essa atitude vai mais atrapalhar do que ajudar. Para criar hábitos alimentares saudáveis, comece incluindo seu filho no preparo dos alimentos desde a compras das frutas para o suco até a higienização da salada do almoço. Estas atividades, além de ajudar na formação do paladar, ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade e organização.
Seja firme
Quando você disser ao seu filho que deve comer o que foi servido, é importante que ele entenda que você fala sério. Se você ceder quando ele começar a fazer birra, dificilmente conseguirá que obedeça nas próximas vezes. Portanto, seja firme!
Use a criatividade
Para sair da rotina, proponha um piquenique depois de um passeio no parque! Peça ajuda para organizar as atividades ao ar livre que irão praticar e escolher as frutas para o suco e para o preparo de lanches práticos que podem ser levados na bolsa. Esta é uma forma criativa de incentivar a prática de atividades físicas e, ainda, incluir novos alimentos na dieta da família.
Torne o momento da refeição agradável
É ideal que o horário da alimentação seja um momento no qual o seu filho se sinta bem. Portanto, evite brigas e aproveite, reunindo a família e conversando sobre os acontecimentos do dia. Assim, além de estimular a criança a gostar das refeições, os vínculos afetivos serão ainda mais reforçados!
Se atente à duração das refeições
O tempo da refeição também exerce influência nos hábitos do seu filho. Dez minutos é um período muito curto para a mastigação adequada, principalmente para uma criança que ainda está aprendendo a se alimentar sozinha. No entanto, se ela levar mais de meia hora apenas para comer um único prato, pode indicar que ela está enrolando ou que está focada em outra coisa, que não a comida. Certifique-se de manter aparelhos eletrônicos desligados durante as refeições para evitar que se distraia.
Que tal começar a desenvolver e estimular esses hábitos em sua casa ainda hoje? Aproveite e conte pra gente o resultado aqui nos comentários!
Edição: Francielly Kirchner Caobianco
Nutricionista CRN 2180