Educação Alimentar: passo a passo para ensinar seu filho a comer bem

educacao-alimentar--passo-a-passo-para-ensinar-seu-filho-a-comer-bem4523

Um dos aspectos que mais preocupa os pais com relação aos seus filhos é a educação alimentar. Ensinar as crianças a comer bem é um desafio para muitas famílias, e as consequências de uma alimentação incorreta podem ser graves: obesidade, anemia, deficiências nutricionais, dificuldades no aprendizado, problemas no crescimento e no desenvolvimento físico. Mas existem algumas estratégias que podem ajudar nessa tarefa e facilitar na hora da refeição. Confira a seguir:

Seja exemplo

Não importa a idade da criança: a força do exemplo dos pais é indiscutível. Para que os filhos aprendam a se alimentar bem, é importante que eles observem os pais comendo frutas, legumes, vegetais e hortaliças diariamente. Incluir no seu prato os mesmos alimentos que estão no prato da criança aumenta muito as chances de sucesso e mostra que os alimentos saudáveis não são apenas nutritivos, mas também saborosos.

Preze pela qualidade ao invés de quantidade

Ao invés de se preocupar com a quantidade de comida que seu filho come todo dia, é mais eficaz garantir que a comida seja preparada em casa, com ingredientes frescos e naturais. É importante que a criança aprenda a regular a quantidade de comida ingerida – o suficiente para nutrir o corpo, sem exageros. Forçar ou insistir que a criança “raspe o prato” é um hábito que deve ser abolido da vida diária.

Ensine de onde vem a comida

Uma boa maneira de incentivar seu filho a manter uma alimentação saudável é ensinar a ele de onde vem a comida. Mostrar que o leite vem da vaca, que as maçãs são colhidas das árvores e que as verduras nascem no solo é importante para a educação alimentar das crianças e pode estimular bons hábitos na hora das refeições. 

Leve as crianças para a cozinha

Incluir os filhos na preparação das refeições pode gerar bons momentos em família e melhorar a aceitação de alimentos que a criança costuma rejeitar. Comece deixando que acompanhem no hortifruti e peça ajuda para escolher frutas e legumes. Dependendo da idade, podem ajudar a lavar as verduras, misturar os ingredientes para um bolo, enrolar panquecas ou montar o próprio prato.

Tire um dia pra fugir da rotina

Ter um dia para fugir da rotina é prazeroso em qualquer idade, mas o fast food, rico em gordura, sódio e pobre em nutrientes, pode ser substituído por versões caseiras, preparadas com ingredientes selecionados e nutritivos. O tradicional hambúrguer com batata frita, por exemplo, pode ser feito em casa, com carne moída com pouca gordura, pão integral e batatas assadas no forno. Com um pouco de criatividade, a refeição fica mais econômica, saudável e muito gostosa!

Valorize o momento das refeições

Fazer as refeições em família é uma das melhores maneiras de investir na educação alimentar das crianças. Mesmo que não seja possível repetir isso em todas as refeições, tente reunir todos pelo menos uma vez ao dia, no café da manhã ou no jantar, para passar um tempo em família e dar bons exemplos às crianças.

Não desanime

As crianças passam por fases de rejeição de alimentos, mas isso não deve ser motivo para os pais desanimarem. Prepare os alimentos de várias maneiras diferentes (cozido, refogado, assado, cru) e incentive a criança a experimentar essas diferentes preparações até encontrar uma que a agrade. Investir em pratinhos coloridos e montar desenhos com a comida também é um bom incentivo para as crianças menores.

E você, como contribui para a educação alimentar do seu filho? Conte pra gente nos comentários e não deixe de assinar a newsletter para se manter informado sobre alimentação saudável para toda a família!

Postagens relacionadas
lanches-rapidos-e-praticos-para-inserir-na-alimentacao-do-seu-filho4359
Lanches rápidos e práticos para incluir na alimentação do seu filho
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Seu filho sofre de neofobia alimentar?
Hamburger and french fries for unhealthy lunch
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Alimentação_infantil_entenda_como_ela_é_influenciada_pelos_pais.jpg.jpeg
A influência dos pais sobre a alimentação das crianças
Como_melhorar_o_comportamento_dos_filhos_à_mesa.jpg.jpeg
Como melhorar o comportamento dos filhos à mesa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web