Meu filho não come: 6 prováveis motivos para o problema

meu-filho-nao-come-6-provaveis-motivos-para-o-problema.jpeg

“Meu filho não come” – quantas vezes você já escutou essa frase? Comum entre as mães, a preocupação com a alimentação dos filhos faz com que esse seja um assunto corriqueiro, que traz dúvidas sobre as causas e também sobre como fazer as crianças comerem de tudo.

Neste post, você vai conhecer alguns motivos pelos quais seu filho pode estar rejeitando alguns alimentos e dicas para reverter essa situação e deixar sua alimentação mais saudável. Acompanhe!

1. Seu filho pode não estar à vontade na hora das refeições

Dar broncas ou repreender o filho à mesa pode deixá-lo desconfortável na hora de fazer as refeições, fazendo com que ele rejeite essa parte do dia. Nos primeiros anos de vida da criança, é importante deixá-la à vontade à mesa, sentindo o prazer de se alimentar sem se preocupar em se sujar.

A criança irá aprender com o tempo a comer adequadamente com naturalidade; por isso, deixe-a experimentar as texturas e os sabores sem repreendê-la.

2. Ele pode estar vendo as comidas saudáveis como algo de sabor ruim

Aquela velha história de comer o brócolis para ganhar a sobremesa pode estar comprometendo o paladar da criança. Ao dizer isso, você automaticamente sugere que a verdura é a parte ruim de toda a refeição, e que a sobremesa é a parte boa.

Tente comer esses alimentos com naturalidade, assim como colocá-los à mesa e servir seu filho — sem trocas ou chantagens.

3. Você pode estar dando o exemplo

As crianças tendem a se espelhar mais nas atitudes dos pais do que em suas palavras. Por esse motivo, tente comer tudo o que você oferece ao seu filho, e não apenas dizer a ele que determinados alimentos fazem bem e que é preciso comê-los. Nunca se esqueça de que, para as crianças, uma boa referência é aquela em que as atitudes condizem com as palavras.

4. A criança pode estar sentindo falta de variedade e incentivo

Se você costuma fazer sempre o mesmo cardápio e não capricha na apresentação do prato, seu filho pode estar sendo pouco estimulado a experimentar. Cozinhe legumes e verduras variados e coloridos, capriche na montagem do prato e crie histórias na hora de comer para deixar seu filho instigado e ansioso pela próxima refeição.

5. Ele pode estar sendo excluído do processo de preparo dos alimentos

A cozinha é um ambiente perigoso para as crianças por conta dos utensílios como facas e vidros. Porém, colocá-las nesse ambiente pode cultivar o interesse pela comida.

Com a devida supervisão, convide seu filho para te ajudar na hora de preparar o prato e faça desse momento uma aproximação entre ele e o alimento. Certamente, ele vai ficar mais curioso e interessado em comer o que ajudou a preparar.

6. Ele pode estar se acostumando com uma só textura ou sabor

É muito importante deixar que as crianças experimentem sabores diferentes, assim como as texturas de todos os tipos de alimentos. Por isso, não cozinhe muito os legumes ao ponto de que todos fiquem em uma textura só, assim como não bata tudo no liquidificador. A criança pode se acostumar com esse tipo de sabor e, posteriormente, rejeitar alimentos crus ou mais duros por achar a textura estranha ao paladar.

Esses são alguns prováveis motivos pelos quais seu filho pode estar rejeitando alguns alimentos. Seguindo nossas dicas, você pode começar do zero uma reeducação alimentar para a criança, sugerindo novos pratos, com decorações instigantes e sempre com toda a família à mesa para aproveitar esse momento juntos e não mais pronunciar a frase: “Meu filho não come”.

Gostou do texto de hoje? Para ficar sempre por dentro de conteúdos como esse, basta assinar nossa newsletter e receber nossas novidades por e-mail!

Postagens relacionadas
educacao-alimentar--passo-a-passo-para-ensinar-seu-filho-a-comer-bem4523
Educação Alimentar: passo a passo para ensinar seu filho a comer bem
lanches-rapidos-e-praticos-para-inserir-na-alimentacao-do-seu-filho4359
Lanches rápidos e práticos para incluir na alimentação do seu filho
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Seu filho sofre de neofobia alimentar?
Hamburger and french fries for unhealthy lunch
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Alimentação_infantil_entenda_como_ela_é_influenciada_pelos_pais.jpg.jpeg
A influência dos pais sobre a alimentação das crianças

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web