Por que a rotina na educação infantil é essencial?

Child painting in the kindergarten

A rotina é essencial na educação infantil, tanto por auxiliar no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, quanto por trazer benefícios para as pessoas que com ela convivem, como pais, familiares, colegas de sala, amigos e professores. 

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para você, que sempre busca as melhores formas de educar os filhos e prepará-los para a vida adulta. Fique de olho!

Quais as vantagens de uma rotina na educação infantil?

Benefícios emocionais: a rotina traz uma sensação de organização, previsibilidade e segurança aos bebês e crianças, sustentado o desenvolvimento de suas habilidades emocionais, principalmente de confiança e perseverança. 

Benefícios sociais: o sentimento de segurança – trazido pela rotina – fortalece a autoestima, um dos pilares para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, tanto com os membros da família quanto com os colegas de escola e, futuramente, na vida profissional. 

Benefícios na saúde: uma rotina envolvendo hábitos saudáveis, incluindo a prática de atividades ao ar livre e de alimentação saudável, ajuda a melhorar o rendimento acadêmico e a prevenir distúrbios cognitivos e/ou neurodesenvolvimentais, ansiedade e agressividade..

Como introduzir uma rotina saudável?

Alimentação

– Estabeleça horários: é fundamental acostumar a criança com uma rotina de alimentação.

– Mostre o lado criativo da alimentação: a partir do momento da introdução da alimentação complementar – conforme as recomendações do pediatra – você já pode ir adotando táticas mais lúdicas e que irão agregar curiosidade perante os pratos e ingredientes utilizados, favorecendo a introdução de alimentos saudáveis no cotidiano da criança.

– Motive o interesse pela boa alimentação: incentive a criança a interagir com o mundo da gastronomia! Estimule a sua participação levando-a no hortifruti, pedindo ajuda com a escolha dos mantimentos e no preparo dos alimentos. Essas são maneiras inteligentes e eficientes para deixar seu filho mais confortável em relação a uma alimentação mais rica e diversificada e a criar uma rotina de preparar e consumir alimentos menos processados.

Sono

O sono é outra peça-chave no desenvolvimento de uma rotina saudável dentro e fora de casa, e aqui o horário é também o ator principal! 

– Mantenha a criança ativa durante o dia: a rotina deve envolver horário para as atividades escolares, atividades físicas, uso de aparelhos eletrônicos e para momentos livres – a criança precisam aprender a brincar, pintar, criar e se distrair mesmo quando sozinha. 

– Estabeleça horários: defina a hora de desacelerar, quando será reduzida a exposição à luz e incentivado um momento de leitura (ou contação de estórias) para favorecer o repouso adequado. 

Educação

Criar hábitos educacionais é extremamente importante para a criança se encaixar dentro e fora de casa, desenvolvendo habilidades essenciais como a leitura, escrita, raciocínio lógico e criatividade. 

– Organize os dias: A melhor fase para começar com a rotina cognitiva é logo no pós natal. A primeira infância a mais propensa ao aprendizado, tanto afetivo quanto cognitivo. Pratique o hábito de conversar, explicando que está no horário de comer, horário de dormir, de tomar banho, escovar os dentes, de contar estória, de brincar. É importante que desde cedo entendam o que está se passando.

– Introduza atividades cognitivas: você pode influenciar continuamente o hábito de leitura, dando livros, gibis e revistinhas para a criança, discutindo em casa – e em família – os assuntos que foram aprendidos na escola, incentivando-as a escrever, desenhar e colorir,  fazer dobraduras de papel ou montagens a partir de objetos recicláveis, 

– Estimule a criança em fase pré-escolar: conte e leia histórias para ela, motivando-a a inventar e complementar suas versões, brinque com objetos coloridos, com formatos, texturas e cores diferentes.

Flexibilidade

A rotina deve ser planejada, porém flexível, permitindo que a criança aprenda a construir a tolerância e a lidar com a frustração. Sua função é nortear os acontecimentos deixando-os mais previsíveis, não exatos. 

Todos essas orientações aqui sugeridas serão muito importantes na educação do seu filho, pois irão proporcionar a ele um ambiente mais rico para aprender e ser ainda mais curioso, criativo, questionador e investigador, além de proporcionar ao mesmo uma educação baseada em hábitos saudáveis. 

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de várias outras novidades!

Postagens relacionadas
Hamburger and french fries for unhealthy lunch
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Como_melhorar_o_comportamento_dos_filhos_à_mesa.jpg.jpeg
Como melhorar o comportamento dos filhos à mesa
A_importância_da_alimentação_infantil_para_o_desenvolvimento.jpg.jpeg
A importância da alimentação para o desenvolvimento infantil
4_atividades_extracurriculares_que_seu_filho_deveria_fazer.jpg.jpeg
4 atividades extracurriculares que seu filho deveria fazer
X_consequências_de_uma_má_alimentação_infantil.jpg.jpeg
4 consequências de uma má alimentação infantil
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web