Saiba como lidar com filhos desobedientes

Depois de várias brigas para tomar banho, se vestir e guardar os brinquedos, seu filho está pronto receber os colegas para brincar. Ao chegarem, orienta que podem ficar jogando videogame e tudo corre bem. Mas, ao chamá-los para jantar e desligar o jogo, seu filho liga o aparelho novamente, recusando-se a obedecer. Após mais uma cena de brigas e choro, tudo acalma, as visitas vão embora e seu filho, finalmente, adormece. “Ufa”

Se você está passando por isso, o texto de hoje tem dicas que podem ajudar você.

Mau comportamento ou busca por independência?

Quando as crianças começam a demonstrar autonomia, querendo tomar as próprias decisões, mandar nos colegas e, até mesmo, extrapolando os limites que foram dados, muitos pais se assustam e confundem essa busca por independência com desobediência. Mas, em muitos casos, é apenas uma fase e direcioná-la é importante para seu desenvolvimento

A desobediência se manifesta de outras formas: 

  • Fingir não escutar os pais quando eles estão delegando alguma tarefa;

  • Responder de forma grosseira aos pedidos;

  • Fazer o oposto do que foi pedido como forma de desafio;

  • Agressões contra familiares ou colegas de classe. 

Neste caso, é necessário retomar as rédeas da situação, cuidando para não reprimir seu filho.

Dê ordens claras

Sua fala pode (e deve) ser afetiva e, ao mesmo tempo, firme, para que não haja dúvida do que deve ser feito. Veja, é diferente dizer “vamos dormir?” e “está na hora de dormir”, sem deixar brechas para que se pense em outra alternativa. 

Liberdade controlada

Para que tenha autonomia, trabalhe com a liberdade dentro dos limites, apresentando algumas opções seguras dentre as quais ele pode escolher. Nas demais situações em que a regra é apenas uma, converse com seus filhos sobre os limites, expondo de maneira clara as consequências de ultrapassarem esses limites. 

Se faça presente

Por mais que seja difícil lidar com filhos desobedientes, as crianças precisam saber que, independentemente de qualquer coisa, podem contar com o amor e o carinho dos pais. Nestes momentos, demonstre que entende a raiva por não poder conseguir aquilo que quer naquele momento e que é normal ficarmos chateados, mas temos que aprender a superar pois novas coisas boas vão acontecer depois.  

Discipline sem culpa

Cuidado para não estragar tudo compensando sua ausência cedendo às chantagens ou fazendo barganhas. A disciplina é essencial para a vida em sociedade. 

Cumpra suas promessas

Tanto as boas quanto as “ruins”: se prometer, cumpra. Não negocie. Essa é uma dinâmica que determina a autoridade na casa.

Procure ajuda, se necessário

Se você verificou que seu filho está com problemas comportamentais, deve ficar atento aos sintomas abaixo, pois podem indicar que a criança está com dificuldades para controlar suas emoções: 
  • Nas dinâmicas no ambiente escolar: baixo rendimento, não faz trabalhos em grupo, professores relatam mau comportamento;

  • Nas dinâmicas de socialização: não consegue interagir com outras crianças sem brigar, não obedece a nenhuma autoridade, se isola;

  • A família está se privando de sua vida social por conta do comportamento da criança.

Nestes casos, provavelmente seu filho não está apenas passando por uma fase e pode sofrer por conta disso. Talvez seja hora de buscar ajuda de um psicólogo infantil para avaliar tudo aquilo que pode estar por trás deste comportamento e ajudar a família a lidar melhor com a situação. 

Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre um desenvolvimento infantil saudável, sem deixar de ser divertido? Então curta nossa página e não perca nenhuma dica!

Postagens relacionadas
Por que a rotina na educação infantil é essencial?
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Como melhorar o comportamento dos filhos à mesa
A importância da alimentação para o desenvolvimento infantil
4 atividades extracurriculares que seu filho deveria fazer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web