Saiba como a alimentação pode influenciar o aprendizado infantil

Saiba_como_a_alimentação_pode_influenciar_o_aprendizado_infantil.jpg.jpeg

Você sabia que uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode gerar inúmeros problemas de saúde, seja a adultos ou a crianças? Por sinal, hábitos alimentares negativos podem influenciar drasticamente os resultados de aprendizagem das crianças. E é pensando na saúde e no desenvolvimento escolar de seu filho que queremos mostrar a você os perigos que se escondem por trás de uma alimentação desregrada.

Em nosso post de hoje, confira como a alimentação pode interferir no aprendizado infantil.

Os perigos por trás dos alimentos ricos em açúcar

Por mais que agradem ao paladar dos pequenos, a dica é evitar o consumo excessivo de balas, chocolates, pirulitos e outros alimentos ricos em açúcar. O consumo desenfreado de açúcar influencia diretamente na produção de altos níveis de insulina no organismo, desencadeando um processo que pode deixar a criança com muita energia. Nos processos de ensino e aprendizagem, isso pode significar altos níveis de irritabilidade, distúrbios de concentração e hiperatividade.

Por outro lado, quando a quantidade de açúcar presente no organismo do seu filho estiver muito abaixo do indicado, isso pode prejudicar a capacidade de raciocínio dele, além de diminuir a energia para as tarefas diárias.

Os problemas causados pela falta de nutrientes no organismo

A ingestão de alimentos ricos em nutrientes, como verduras e legumes pode ser decisiva para o aprendizado do seu filho. Mas, mesmo assim, alguns pais não seguem a risca as orientações dadas sobre a alimentação adequada para crianças, permitindo que eles se alimentem da forma como bem querem e deixando de lado os “verdinhos” do prato, por exemplo.

O grande perigo desse tipo de prática é que a falta dos nutrientes e vitaminas presentes nesses alimentos pode causar problemas neurológicos em longo prazo, o que acaba por resultar em estresse, comprometimento de habilidades linguísticas, concentração que, consequentemente, afetam todo o processo de aprendizagem.

Os riscos trazidos pela gordura saturada

Na maioria das vezes, esses são alimentos fáceis de serem encontrados e muito consumidos nas horas de correria. Um estudo realizado pela Sociedade de Neurociência americana descobriu que alimentos ricos em gordura saturada, como os disponíveis nos famosos fast-food, podem estar associados a problemas de memória e concentração — isso porque sua composição rica em gordura e calorias pode afetar a ligação entre as sinapses nervosas, interferindo diretamente na hora dos estudos.

A relação direta entre consumo excessivo de sódio e o desenvolvimento de hipertensão

Embutidos como mortadela, presunto e salsicha, e também alimentos congelados, além de muito gordurosos são ricos em sódio, e o consumo excessivo desses produtos pode acarretar no surgimento da hipertensão. Em crianças, a pressão arterial elevada pode comprometer significativamente o seu desenvolvimento cognitivo, sem falar no possível surgimento de outras doenças.

A importância da alimentação na hora certa

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Certamente, você já ouviu isso em algum momento da sua vida — e não é para menos. Pular a primeira refeição do dia faz com que o organismo fique por um longo período de tempo sem os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento pleno. No aprendizado infantil, isso pode gerar desânimo, irritação, comprometimento do raciocínio, apatia, dentre outros problemas. Dessa forma, saber a hora certa de alimentar seu filho também é um fator que pode contribuir no aprendizado dele.

Viu só como cuidar da alimentação do seu filho, além de evitar inúmeros tipos de doenças, também serve para garantir que haja um melhor desempenho na hora dos estudos? Certificar que alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras sejam inseridos na dieta dos seus pequenos é também uma forma de cuidar do seu desenvolvimento cognitivo.

Gostou do texto? Quer ficar sempre por dentro das melhores dicas sobre as vantagens de uma boa alimentação? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

Edição: Francielly Kirchner Caobianco
Nutricionista CRN 2180

Postagens relacionadas
educacao-alimentar--passo-a-passo-para-ensinar-seu-filho-a-comer-bem4523
Educação Alimentar: passo a passo para ensinar seu filho a comer bem
lanches-rapidos-e-praticos-para-inserir-na-alimentacao-do-seu-filho4359
Lanches rápidos e práticos para incluir na alimentação do seu filho
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Seu filho sofre de neofobia alimentar?
Hamburger and french fries for unhealthy lunch
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Alimentação_infantil_entenda_como_ela_é_influenciada_pelos_pais.jpg.jpeg
A influência dos pais sobre a alimentação das crianças

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web