4 alimentos que você não deveria dar para os seus filhos

4_alimentos_que_você_não_deveria_dar_para_os_seus_filhos.jpg.jpeg

Se você tem filhos e se preocupa com a qualidade da alimentação que oferece a eles, com certeza já se sentiu perdido diante da enorme oferta de alimentos “infantis”, elaborados especialmente para conquistar as crianças. Muitos desses produtos estampam nas embalagens os dizeres “fontes de vitaminas” ou “saudável e gostoso”, mas será que eles são mesmo uma boa opção? Como resistir às guloseimas, snacks e sobremesas que, além de agradar o paladar infantil, ainda podem estar associados a personagens carismáticos e divertidos?

Confira agora quais são os piores alimentos oferecidos para as crianças e aprenda a substituí-los:

1 – Cereais açucarados

Os cereais coloridos que caíram no gosto das crianças podem até parecer uma boa opção para o café da manhã dos pequenos, mas a quantidade de açúcar presente nesses alimentos é absurda — alguns tipos de cereais, por sinal, podem ter até seis tipos diferentes de açúcar, sendo até 40% mais doces do que as versões para adultos. Com apenas uma xícara, a maioria dos cereais excede o valor recomendado para o consumo de açúcar por crianças, além de serem ricos em corantes, conservantes e aditivos artificiais.

Como substituir: ofereça vitamina de frutas com aveia ou, até mesmo, um sanduíche de pão integral.

2 – Sucos industrializados

Os sucos de caixinha ou latinha, práticos e saborosos, são compostos principalmente por água e açúcar, com uma quantidade mínima de fruta, sendo protagonistas do aumento do risco de obesidade entre crianças. Além do excesso de açúcar, eles são ricos em conservantes, aditivos, adoçantes artificiais e corantes, substâncias químicas que devem ser evitadas principalmente na infância.

Como substituir

  • Leia o rótulo e escolha as opções que contêm apenas suco de frutas na composição;

  • Prepare o suco natural em casa, usando a fruta ou polpa congelada;

  • Suco de uva integral é uma opção saudável e saborosa;

  • Melhor ainda: ofereça água! 

3 – Bolachas recheadas

As bolachas recheadas são um clássico das lancheiras infantis mas, muitas vezes, uma porção pequena tem mais calorias, açúcar e gordura do que uma refeição completa. Além disso, muitas marcas exageram na quantidade de sódio (apesar do sabor doce) e utilizam gorduras trans na composição, fazendo das bolachas recheadas um dos piores alimentos que você pode oferecer aos seus filhos.

Como substituir

  • Dê preferência aos biscoitos caseiros, daqueles que você sabe exatamente o que tem dentro. 

  • Crie o hábito de ler o rótulo: os ingredientes aparecem em sequencia daquele que tem em mais quantidade para aquele que tem menos. Se tem ingredientes que você não usa em suas receitas caseiras, é melhor evitar. 

4 – Macarrão instantâneo

Engana-se quem pensa que o problema é apenas o pacotinho de tempero — que realmente é rico em sódio e glutamato monossódico, uma substância que pode causar dores de cabeça e outras reações indesejadas, principalmente em crianças. Mas o macarrão também não é inocente: para cozinhar mais rápido e ficar no formato quadrado da embalagem, ele é frito industrialmente e, portanto, a quantidade de gordura saturada presente nesse alimento é muito alta.

Como substituir

  • Troque o macarrão instantâneo por macarrão cabelo de anjo ou bifum;

  • Use temperos naturais (um pouco de sal, alho, cebola, ervas frescas);

  • Prepare molho de tomate ou molhos caseiros com carne, frango e legumes.

E você, consegue fugir desses vilões da alimentação infantil? Seus filhos aceitam as substituições? Curta a nossa página no Facebook e receba informações e dicas de saúde e qualidade de vida na infância!

Postagens relacionadas
educacao-alimentar--passo-a-passo-para-ensinar-seu-filho-a-comer-bem4523
Educação Alimentar: passo a passo para ensinar seu filho a comer bem
lanches-rapidos-e-praticos-para-inserir-na-alimentacao-do-seu-filho4359
Lanches rápidos e práticos para incluir na alimentação do seu filho
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Seu filho sofre de neofobia alimentar?
Hamburger and french fries for unhealthy lunch
Obesidade Infantil: estratégias para prevenção
Alimentação_infantil_entenda_como_ela_é_influenciada_pelos_pais.jpg.jpeg
A influência dos pais sobre a alimentação das crianças
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web